sexta-feira, 24 de junho de 2011

Os benefícios do Projeto Genoma

As informações detalhadas sobre o DNA e o mapeamento genético dos organismos estão revolucionando  as explorações biológicas desde o início do Projeto Genoma, não só o humano. Na Medicina, por exemplo, o conhecimento sobre como os genes contribuem para a formação de doenças que envolvem um fator genético - como o câncer, por exemplo - tem levado a uma mudança da prática médica. Estamos entrando em uma nova fase, a da prevenção ao invés do tratamento de doenças hereditárias. Novas tecnologias clínicas estão surgindo, baseadas em diagnósticos de DNA; novas terapias baseadas em novas classes de remédios; novas técnicas imunoterápicas; prevenção em maior grau de doenças pelo conhecimento das condições ambientais que podem desencadeá-las; possível substituição de genes defeituosos através da terapia genética; produção de drogas medicinais por organismos geneticamente alterados.


O conhecimento da genética humana auxilia muito o conhecimento da biologia de outros animais, uma vez que esta não é muito diferente da biologia humana, permitindo também seu aperfeiçoamento e tornando os animais domésticos, por exemplo, mais resistentes à doenças.
As tecnologias, os recursos biológicos e os bancos de dados gerados pela pesquisa sobre o genoma promovem grande impacto nas indústrias relacionadas à biotecnologia, como a agricultura, a produção de energia, o controle do lixo, a despoluição ambiental.

Mas nem tudo é um mar de rosas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário